Gestão de pessoas Grupo Semar
- João Ferraz Filho

- 27 de nov. de 2018
- 3 min de leitura
Gerentes e Subgerentes do Grupo Semar Supermercados

Desta vez falamos para Gerentes e Subgerentes do Grupo Semar Supermercados
O Grupo Semar possui 22 lojas de supermercados e está inaugurando a 23ª, em São José dos Campos /SP.
As lojas do Grupo Semar se destacam pela organização, limpeza e bom atendimento. Além, é claro, de terem sempre bons preços.
Gestão de pessoas – Lideranças competentes
O cenário econômico está cada vez mais instável, a concorrência tem crescido de forma assustadora e as empresas têm feito de tudo para criar um diferencial que as faça estar à frente das demais.
No atual mundo dos negócios, liderar tem sido cada vez mais desafiador. O mundo está acelerado, as mudanças são constantes, obrigando a frequentes adaptações para a formação de Equipes de Alto Desempenho e disseminação de uma Cultura de Performance geradora de resultados cada vez melhores.
Costumo dizer que embora os avanços tecnológicos sejam evidentes e nos conduzam à quarta revolução industrial, estamos em plena era GENTEOLÓGICA. Não temos alternativa, nesta era entender de gente é determinante para o sucesso nos negócios. Ignorar, será o início do fim.
A toxidade de um ambiente corporativo se dá pela inabilidade de gestores na condução de suas equipes. O adoecimento psíquico é uma realidade. O mundo está mais competitivo e, ao mesmo tempo, mais doente. No sentido contrário, quanto mais preparados estiverem os Gestores, quanto mais autorresponsáveis forem, o ambiente será mais próspero, as equipes mais competentes e com maturidade necessária para enfrentar as pressões do dia a dia e obterem os resultados desejados. Daí a importância da psicologia empresarial e do treinamento corporativo. Que aliás, não devem ser vistos como despesas, mas sim, como investimentos.
O atendimento ao cliente é cada vez mais determinante para o sucesso dos negócios. A tecnologia está à disposição de todos, qualquer empresa pode fazer uso dela. Desta feita, a diferença sempre estará nas pessoas. Muito se investe em inovação. Porém, a maioria desses investimentos destinam-se a tecnologia e produtos. E a inovação no atendimento? E a atenção aos detalhes? Como lidar com pessoas difíceis? Por onde anda a sensibilidade para a percepção das necessidades dos clientes? Por onde anda o entusiasmo, a empatia e a simpatia? Por onde anda a demonstração, quase que involuntária, do prazer em pertencer e buscar um diferencial nesses atendimentos? Quanto tempo dedicamos a melhorar nossa performance nesses quesitos?
Os clientes, cada vez mais exigentes, percebem claramente quando a cultura de uma empresa é voltada para a excelência no atendimento ao cliente.
O treinamento no Grupo Semar, foi excelente. Gestores interessados e participativos puderam refletir sobre a utilização de importantes ferramentas na arte de conduzir pessoas. Atualmente, no mundo dos negócios, é imperativo que os gestores sejam treinadores e assumam integralmente a responsabilidade de ensinar, instigar, apoiar, motivar e ajudar os profissionais de sua equipe a verem o trabalho como uma causa, não como castigo. Para tanto, além dos conhecimentos técnicos específicos para o desempenho de suas atribuições os gestores devem desenvolver competências humanas que lhes permitirão interpretar comportamentos, terem uma comunicação assertiva, além de saberem dar e receber feedback e serem autorresponsáveis.
Em casa nossos pais devem ser exemplos, nas empresas essa tarefa é dos gestores.
Ao concluirmos os trabalhos enfatizamos, que todas as mudanças e conquistas, em nossa vida pessoal e profissional, se iniciam após assimilarmos e passarmos a viver sendo autorresponsáveis.
Somos os únicos responsáveis pelo que escolhemos nos tornar.




Comentários